segunda-feira, 15 de junho de 2009

Amigo do Peito

Jéssica Gouveia Zeoti

De volta à tradição, mas em estilo supermoderno, o nosso velho amigo do peito, mais conhecido como colete, vem nesta estação para dar aquele up em qualquer look.
Não importa o tecido, seja ele de alfaiataria e matelacês, no descontraído jeans, ou nas mais variadas padronagens de xadrez, aposte naquele que mais tem a vê com você e arrase na produção.
Curiosidades

Para quem não sabe, o colete, surgiu no século XXI, em Versalhes, sob o reinado de Luis XIV como parte integrante do terno.
O terno, roupa masculina, tinha como princípio ser a roupa básica de um soberano, e a indumentária era composta por casaca, calças e claro, o colete, detalhe: todos produzidos no mesmo tecido. O mais comum era usar a casaca aberta, para que dessa forma o colete pudesse ser exposto, valorizando e exibindo a vestimenta.
Mas ai fica a pergunta, quando é que as mulheres passaram a adotar essa peça no seu guarda-roupa? Foi no século XIX, combinando-o com blusas e saias até o início do século XX.
Na década de 60 o colete volta com tudo na moda feminina e o chique era usar o de risca de giz. Nos anos 70 e 80 a peça também fez bastante sucesso.
Atualmente, o colete é muito presente, utilizado tanto por homens como por mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário